CONCEITUANDO CURRÍCULO
O currículo é um projeto. Não
se trata de algo pronto e acabado, mas de algo a ser construído permanentemente
no dia-a-dia da escola, com a participação ativa de todos os interessados na
atividade educacional, particularmente daqueles que atuam diretamente, no estabelecimento escolar, como educadores e educandos, mas também dos membros da comunida
de em que se situa a escola (CÉSAR COLL,
1996, 43-5).
As tecnologias, hoje, são suportes na implementação do currículo, são meios
de comunicação e expressão do pensamento, através da incorporação de diferentes
mídias como som, imagem, animação, texto, transmissão de dados, e etc.
As relações entre currículo e tecnologia se estabelecem para além dos
meios. Sendo assim, o bom desenvolvimento do currículo implica no uso das novas
tecnologias, sendo o primeiro construído na ação, ou seja, o currículo é um
processo dialético que se constitui na própria ação com o uso de tecnologias
como construção social, política e histórica.
A integração currículo e tecnológica
no contexto escolar e no desenvolvimento do currículo deve se dar por meio de
elaboração de projetos o que além de tornar a aprendizagem mais real e
significativa, tem como característica fundamental a flexibilidade de planejamento.
Sendo assim, o trabalho com projetos propicia a integração das tecnologias ao
desenvolvimento do currículo, mas ele precisa ser construído com a participação
de todos os atores do processo educativo.
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