Currículo


CONCEITUANDO CURRÍCULO

O currículo é um projeto. Não se trata de algo pronto e acabado, mas de algo a ser construído permanentemente no dia-a-dia da escola, com a participação ativa de todos os interessados na atividade educacional, particularmente daqueles que atuam diretamente, no estabelecimento escolar, como educadores e educandos, mas também dos membros da comunida  de  em  que  se  situa  a  escola (CÉSAR COLL, 1996, 43-5).
As tecnologias, hoje, são suportes na implementação do currículo, são meios de comunicação e expressão do pensamento, através da incorporação de diferentes mídias como som, imagem, animação, texto, transmissão de dados, e etc. 
As relações entre currículo e tecnologia se estabelecem para além dos meios. Sendo assim, o bom desenvolvimento do currículo implica no uso das novas tecnologias, sendo o primeiro construído na ação, ou seja, o currículo é um processo dialético que se constitui na própria ação com o uso de tecnologias como construção social, política e histórica.
A integração currículo e tecnológica no contexto escolar e no desenvolvimento do currículo deve se dar por meio de elaboração de projetos o que além de tornar a aprendizagem mais real e significativa, tem como característica fundamental a flexibilidade de planejamento. Sendo assim, o trabalho com projetos propicia a integração das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, mas ele precisa ser construído com a participação de todos os atores do processo educativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário