Aula de Informática

PLANO DE AULA
1. Dados de identificação
Escola de Educação Especial APAE Salto Grande
Componente Curricular: Meio ambiente/ Ciências
Tema: Caminhando pela sustentabilidade
Turma: Ensino Fundamental inicial
Tempo previsto: 50 minutos
Professoras:
Anali Martins Sanches
Daniela Mendes
Maria Eugênia A. B. dos Reis
Vera Lúcia Unti
2. Objetivos
- Promover o desenvolvimento de competências, habilidades,atitudes,valores e comportamentos com foco na sustentabilidade,mediante a implantação de práticas sustentáveis na escola.
- Compreender o conceito de sustentabilidade e a importância dele na vida de todos nós.
- Identificar ações sustentáveis que podem ser realizadas no dia a dia.
3. Desenvolvimento
Recepcionar os alunos com um abraço. Apresentar o tema e realizar uma roda de conversa com os conhecimentos prévios que os alunos têm sobre o tema. Em seguida assistir dois vídeos (duas vezes cada um) no youtube, um sobre o que é sustentabilidade e outro sobre um projeto de hortas verticais (semelhante ao realizado na APAE). Em seguida sair pela escola e fotografar as plantas e a construção do jardim sensorial da escola.
4. Recursos
Notebook com internet conectada, câmera digital e celular.
5. Avaliação
Será continua, mediante a participação, cooperação e interação na atividade proposta.
6. Referências
http://www.youtube.com/watch?v=xZn_IlojxsY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=8d1vg6kvt2s
Professora Neuza Dolci (responsável pelos projetos)
Professora Esperança
FOTOS TIRADAS PELOS ALUNOS:




























 FOTOS TIRADAS PELA PROFESSORA:












RELATÓRIO DA AULA REALIZADA
De acordo com a atividade proposta e o desenvolvimento da mesma, envolveu os alunos de maneira satisfatória, instigando a curiosidade dos mesmos, levando-os a compreenderem o que lhes foram propostos. A clareza da apresentação foi muito importante para a aula decorrer de forma tranquila e agradável.
Em relação aos equipamentos não ocorreu imprevistos e os alunos envolveram-se animadamente com a atividade proposta, todos queriam participar, percebemos que o ritmo de aprendizagem nas crianças nesse tipo de atividade é mais rápido do que se pode imaginar, e que devemos aplicá-la sempre.
O tema escolhido da aula é muito rico e pode envolver várias disciplinas, e como o projeto já existe na escola daremos continuidade nesta aula de várias maneiras e utilizando os recursos tecnológicos que nos mostraram mais uma vez que a tecnologia é uma ferramenta poderosa em nossa prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário