PLANO DE AULA
1. Dados
de identificação
Escola de
Educação Especial APAE Salto Grande
Componente
Curricular: Meio ambiente/ Ciências
Tema: Caminhando
pela sustentabilidade
Turma:
Ensino Fundamental inicial
Tempo
previsto: 50 minutos
Professoras:
Anali
Martins Sanches
Daniela
Mendes
Maria
Eugênia A. B. dos Reis
Vera
Lúcia Unti
2.
Objetivos
- Promover o desenvolvimento de competências,
habilidades,atitudes,valores e comportamentos com foco na
sustentabilidade,mediante a implantação de práticas sustentáveis na escola.
-
Compreender o conceito de sustentabilidade e a importância dele na vida de todos
nós.
-
Identificar ações sustentáveis que podem ser realizadas no dia a dia.
3.
Desenvolvimento
Recepcionar os alunos com um abraço. Apresentar o
tema e realizar uma roda de conversa com os conhecimentos prévios que os alunos
têm sobre o tema. Em seguida assistir dois vídeos (duas vezes cada um) no
youtube, um sobre o que é sustentabilidade e outro sobre um projeto de hortas verticais
(semelhante ao realizado na APAE). Em seguida sair pela escola e fotografar as
plantas e a construção do jardim sensorial da escola.
4.
Recursos
Notebook com internet conectada, câmera digital e
celular.
5.
Avaliação
Será
continua, mediante a participação, cooperação e interação na atividade
proposta.
6.
Referências
http://www.youtube.com/watch?v=xZn_IlojxsY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=8d1vg6kvt2s
Professora
Neuza Dolci (responsável pelos projetos)
Professora
Esperança
FOTOS TIRADAS PELOS ALUNOS:
FOTOS TIRADAS PELA PROFESSORA:
RELATÓRIO
DA AULA REALIZADA
De acordo com a atividade proposta e o
desenvolvimento da mesma, envolveu os alunos de maneira satisfatória,
instigando a curiosidade dos mesmos, levando-os a compreenderem o que lhes
foram propostos. A clareza da apresentação foi muito importante para a aula
decorrer de forma tranquila e agradável.
Em relação aos equipamentos não ocorreu
imprevistos e os alunos envolveram-se animadamente com a atividade proposta,
todos queriam participar, percebemos que o ritmo de aprendizagem nas crianças
nesse tipo de atividade é mais rápido do que se pode imaginar, e que devemos
aplicá-la sempre.
O tema escolhido da aula é muito rico e pode
envolver várias disciplinas, e como o projeto já existe na escola daremos
continuidade nesta aula de várias maneiras e utilizando os recursos
tecnológicos que nos mostraram mais uma vez que a tecnologia é uma ferramenta
poderosa em nossa prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário